Objectivos: Criação de um manual de identidade para o Instituto Português do Sangue, sendo que este deverá tanto conter a codificação já desenvolvida, juntamente com os seus suportes e aplicações. Estes incluíam uma série de possibilidades, tais como a frota, o estacionário, sinalética, etc. A construção destes elementos deveria ter em consideração o conceito do logótipo.

Conceito: Em termos de abordagem conceptual, no geral, a ideia foi a promoção do aspecto formal do logo simultaneamente introduzindo abordagens conceptuais que reforçassem o conceito idealizado para o mesmo.
Assim, uma primeira decisão foi tomada: os objectos no geral deverão ter alguma referência ao logótipo; esta seria feita essencialmente através de grafismos secundários desenhados para o efeito. Mais, haveria uma distinção cromática dos objectos pertencentes ao Instituto ou a uma das suas sedes: azul para o primeiro,vermelho para o segundo (os valores destas cores seriam, obviamente, dentro de valores estabelecidos e que estão em concordância com o esquema cromático do logótipo).

Houve ainda algumas pequenas particularidades que foram desenvolvidas para casos diferentes, a grande maioria das quais é mencionada no manual. Acrescenta-se apenas que, nos cartões de visita, foi criada a possibilidade destes serem compostos por duas peças: o cartão no interior, e uma película de papel transparente no exterior. Ambas as peças possuiriam partes do cartão. Esta combinação permitiria, assim, não só cativar a curiosidade de quem interagisse com o cartão, mas também reforçaria a ideia da marca desenvolvida se referir a uma relação.

Manual de Identidade IPS