Objectivo: Codificação da marca e elaboração do início de um manual de identidade focando os aspectos formais do logo (cor, comportamento sobre fundos, relações geométricas internas, etc).

Processo: Logo na fase inicial deste projecto, quando comecei a tentar perceber melhor o logo e como aprimorá-lo em termos de forma, o meu computador sofre uma avaria que em muito lesou o processo deste projecto. Uma vez que criar a paginação de um manual era impossível sem o computador, e nem sequer tinha a maior parte dos elementos necessários para a codificação do logo, desisti da entrega atempada e decidi que, quando pudesse, iria fazer uma paginação mais ponderada desta primeira parte do manual.
Efectivamente, apesar do tempo demorado, quando fiz a paginação houve várias questões que foram postas de parte pelo tempo que tive para as ponderar. Assim, ficaram em aberto outros pequenos problemas que foram apontados após a entrega final do manual, a grande maioria dos quais se referia ao material construído a pensar nessa fase.

A minha ideia para a paginação era simplesmente manter um ar digno e institucional do mesmo, abstendo-me de grandes curiosidades editoriais, de forma a que o manual se focasse na sua função.

É ainda possível afirmar que a codificação da marca foi como que uma forma de assentar o logo, tornando-o verdadeiramente mais forte e equilibrado. A mesma foi feita segundo relações internas relativamente subtis, uma vez que, obviamente, um logótipo com este tipo de estrutura não se evidencia geometricamente tão facilmente.

Manual de Identidade do IPS